Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Coreia do Norte tem um novo submarino militar, dizem EUA

A Coreia do Norte tem um novo submarino de 67 metros de comprimento na sua costa nordeste, segundo imagens de satélite publicadas hoje por um instituto de investigação norte-americano, fazendo supor que as forças navais se estão a modernizar.

Coreia do Norte tem um novo submarino militar, dizem EUA
Notícias ao Minuto

09:50 - 20/10/14 por Lusa

Mundo Investigação

Os especialistas da 38north.org, uma página associada à Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desconhecem a origem exata do submarino, agora ancorado no estaleiro de Sinpo e com caraterísticas semelhantes às dos submarinos russos e da antiga Jugoslávia.

Se este tipo de aparelho começar a ser "produzido em série como submarino de patrulha", isso vai significar uma melhoria em termos de "autonomia e capacidade de ataque", em comparação com as forças navais existentes do Exército Popular da Coreia do Norte, dizem os especialistas.

No entanto, os norte-americanos reconhecem que pode trata-se apenas de um "modelo experimental fabricado para comprovar certos parâmetros de desenho e equipamento", algo que a marinha norte-coreana já fez no passado.

Ainda assim, os analistas alertam que, pelas imagens captadas, parece ser um protótipo "de um submarino para lançar mísseis balísticos".

Recentemente, o exército sul-coreano denunciou sinais de que a Coreia do Norte está a desenvolver um sistema para lançar mísseis balísticos a partir de submarinos modificados da classe Golf.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório