Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicatos convocam greve geral cinco dias após posse do Governo

O recém-formado Governo belga, liderado pelo liberal francófono Charles Michel, vai enfrentar a primeira prova de fogo com a greve geral convocada pelos sindicatos belgas para 15 de dezembro, encerrando jornadas de luta que começam em 24 de novembro.

Sindicatos convocam greve geral cinco dias após posse do Governo
Notícias ao Minuto

16:35 - 16/10/14 por Lusa

Mundo Bélgica

As três principais organizações sindicais do país reagiram com a convocação da greve ao anúncio do programa do Governo de direita, que tomou posse no sábado e junta os partidos liberais francófono (MR) e flamengo (VLD), os democratas-cristãos da Flandres (CDV) e, pela primeira vez, os nacionalistas flamengos do N-VA.

A greve marcada para 15 de dezembro encerra uma série de paralisações rotativas nas principais cidades francófonas: 24 de novembro em Liège, 01 de dezembro em Namur e Hainaut e 08 de dezembro em Bruxelas.

Numa tentativa de apaziguar o clima de contestação, o primeiro-ministro anunciou no Parlamento que irá receber os parceiros sociais na próxima semana.

Charles Michel assumiu o cargo de primeiro-ministro em 11 de outubro, aos 38 anos, prometendo aumentar a idade da reforma para os 67 anos e cortes orçamentais na ordem dos oito mil milhões de euros.

Filho de Louis Michel, antigo ministro belga e ex-comissário europeu, Charles Michel lidera um executivo que tem o mais novo líder de sempre, inclui os separatistas flamengos pela primeira vez e é o primeiro, desde 1988, a deixar os socialistas de fora.

É ainda o primeiro Governo belga desde 1958 a incluir na coligação apenas um partido francófono.

O novo executivo tomou posse cinco meses após as legislativas, num país dividido entre duas comunidades linguísticas (Flandres, de língua flamenga, e Valónia, francófona).

Após as legislativas de 2010, a Bélgica esteve sem governo durante um ano e meio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório