Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

José Maria Neves quer "mecanismos inovadores" para financiar desenvolvimento em África

O primeiro-ministro cabo-verdiano espera que o fórum sobre o desenvolvimento em África, que decorrerá até o dia 15 em Marrocos, contribua para a identificação de "mecanismos inovadores" para financiar o desenvolvimento do continente.

José Maria Neves quer "mecanismos inovadores" para financiar desenvolvimento em África
Notícias ao Minuto

18:16 - 13/10/14 por Lusa

Mundo Cabo Verde

"A África precisa mobilizar mais recursos, sobretudo recursos africanos, das grandes empresas, da diáspora, de recursos que são de África, um grande continente com grandes potencialidades e muitas riquezas para financiar o seu próprio desenvolvimento", salientou José Maria Neves à chegada ao aeroporto Internacional de Casablanca.

Segundo informações disponibilizadas num comunicado pelo Governo, José Maria Neves considerou que a questão se coloca com maior evidência para os pequenos Estados insulares, como Cabo Verde, que têm vulnerabilidades próprias e precisam de mecanismos mais inovadores para continuarem a financiar o seu próprio desenvolvimento.

Na terça-feira, o chefe do executivo cabo-verdiano vai falar sobre o tema no painel intitulado "Políticas inovadoras para um mundo em transição".

José Maria Neves, que é acompanhado pela ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, e pelo novo ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino, será, a par dos presidentes do Senegal, Macky Sal, e da Costa do Marfim, Alassane Ouatara, um dos três convidados que vão intervir ainda hoje na cerimónia de abertura do fórum.

Sobre o Marrocos, o PM cabo-verdiano destacou o seu "importante papel" no contexto do desenvolvimento africano, garantindo que espera o reforço das relações bilaterais com o país.

"Marrocos tem um papel muito importante para o desenvolvimento de África e espero que possamos reflectir sobre as melhores formas de cooperarmos para o desenvolvimento do nosso continente. E espero que Marrocos possa trabalhar com todos os outros países africanos nesta nova fase", pediu Neves.

A 7.ª conferência internacional de Marrocos, conhecida como MEDays, tem como principal objetivo debater a cooperação Norte-Sul em África e contará com mais de 120 intervenções de decisores políticos, chefes de empresas e representantes da sociedade civil mundial.

O MEDays é um fórum anual e internacional organizado pelo Instituto Amadeus, conta com o alto patrocínio do rei de Marrocos e decorrerá naquela cidade do norte marroquino sob o lema "Que Ordem Dentro do Caos?".

Depois de Marrocos, José Maria Neves efetua uma visita privada de quatro dias ao Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório