Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Ex-Presidente haitiano morre vítima de crise cardíaca

O antigo Presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier, de 63 anos, morreu hoje de manhã em Port-au-Prince devido a uma crise cardíaca, anunciou hoje a ministra da Saúde haitiana, Florence Guillaume Duperval.

Ex-Presidente haitiano morre vítima de crise cardíaca
Notícias ao Minuto

19:00 - 04/10/14 por Lusa

Mundo Jean-Claude Duvalier

Presidente do Haiti entre 1971 a 1986, Jean-Claude Duvalier, que herdou o poder do pai (o ditador François Duvalier) quando tinha apenas 19 anos, ficou conhecido como "Baby Doc".

Afastado do poder por uma revolta popular, Duvalier regressou, de surpresa, em janeiro de 2011 ao Haiti, após 25 anos de exílio em França.

Dias depois do seu regresso ao Haiti, o antigo Presidente, que dirigiu o país de forma ditatorial, foi acusado pela justiça haitiana de vários crimes, incluindo corrupção, apropriação de dinheiros públicos, associação criminosa, detenções ilegais e atos de tortura contra os seus opositores, mas nenhum julgamento foi realizado.

Jean-Claude Duvalier só compareceu diante da justiça haitiana em fevereiro de 2013, quando se apresentou no Tribunal de Recurso de Port-au-Prince.

Em fevereiro deste ano, a justiça haitiana ordenou um novo inquérito sobre crimes contra a humanidade "imprescritíveis" atribuídos ao antigo chefe de Estado haitiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório