Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Manifestantes mantêm protestos apesar dos avisos de Pequim

O governador de Hong Kong pediu hoje o fim dos protestos mas dezenas de milhares de manifestantes não abandonam as ruas até a China garantir total respeito pelos princípios democráticos.

Manifestantes mantêm protestos apesar dos avisos de Pequim
Notícias ao Minuto

14:17 - 30/09/14 por Lusa

Mundo Hong Kong

Os líderes dos protestos disseram à France Press que acreditam que a concentração de manifestantes vai aumentar esta noite, véspera do Dia Nacional da República Popular China, que este ano assinala os 65 anos no poder.

Nas primeiras declarações após a carga da polícia, o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Leung Chun-ying disse que as concentrações que organizam o protesto "Occupy Central" estão "fora de controlo".

"Os organizadores do 'Occupy Central'(referência ao bairro onde decorrem os protestos) disseram várias vezes que se o movimento ficar sem controlo vão pedir para se acabar com o protesto. Eu peço-lhes agora para cumprirem a promessa que fizeram à sociedade e terminem a campanha imediatamente", disse o governador.

Mas os líderes dos protestos rejeitaram os pedidos do chefe do Executivo e voltaram a pedir a demissão do governador que foi nomeado por Pequim, assim como organizam novas manifestações para as próximas horas.

"Creio que vai registar-se uma adesão em massa. Esperamos mais 100 mil pessoas esta noite e durante o Dia Nacional (01 de Outubro)", disse Ed Chin, fundador do "Occupy Central", à France Press.

Alex Chow, presidente da Federação dos Estudantes de Hong Kong pediu ao governo da região administrativa especial para ouvir os protestos e ceder às exigências dos manifestantes.

Os manifestantes exigem o respeito pelo sufrágio universal depois de Pequim ter permitido eleições em 2017 mas sob a prerrogativa de poder vetar candidaturas.

Hoje, o governo central da República Popular da China disse que os protestos em Hong Kong são ilegais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório