Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

EUA não devem repetir no Afeganistão erro feito no Iraque

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, advertiu os EUA para não repetirem no Afeganistão o "erro" feito no Iraque ao retirarem as suas tropas demasiado depressa.

EUA não devem repetir no Afeganistão erro feito no Iraque
Notícias ao Minuto

06:39 - 30/09/14 por Lusa

Mundo Tropas

Modi, que se deve reunir com o Presidente Barack Obama, na segunda-feira à noite, durante um jantar na Casa Branca, e uma segunda vez na terça-feira, realçou que o exército norte-americano tinha contribuído para uma forma de "estabilidade" no Afeganistão que ajudou o país a progredir.

"Mas dizemos à América (...) Não façam o erro que fizeram no Iraque", afirmou, durante uma conferência no centro de reflexão Conselho de Relações Internacionais, em Nova Iorque.

"Depois de uma retirada tão rápida no Iraque e do que se passou depois, o processo de retirada do Afeganistão deveria ser mais lento", declarou o primeiro-ministro que se exprimiu em hindi, sendo traduzido por um intérprete.

Estas observações ocorreram no mesmo dia em que o governo afegão anunciou a assinatura, na terça-feira, de um acordo de segurança bilateral com os EUA, que rege a presença de um contingente militar norte-americano no Afeganistão depois de 2014.

Este texto tem sido objeto de negociações entre os dois países desde pelo menos há um ano e a sua assinatura tem sido adiada, designadamente devido à recusa do presidente cessante, Hamid Karzai.

O seu sucessor, Ashraf Ghani, comprometeu-se a assinar este documento, que deve autorizar a presença no país de cerca de 12.500 soldados estrangeiros, dos quais 9.800 dos EUA, depois da retirada das tropas da NATO no final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório