Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Obama pede acordo ambicioso para alterações climáticas

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou hoje em Nova Iorque para a conclusão no final de 2015 em Paris de um acordo mundial "ambicioso" para combater o aquecimento global, que considerou ameaça "urgente e crescente".

Obama pede acordo ambicioso para alterações climáticas
Notícias ao Minuto

21:01 - 23/09/14 por Lusa

Mundo Presidente dos EUA

No decurso de uma 'cimeira do clima' extraordinária sobre as alterações climáticas que reuniu cerca de 120 chefes de Estado e de governo, Obama sublinhou a "particular responsabilidade" dos Estados Unidos e da China, os dois principais emissores de gases com efeito de estufa do planeta.

"Para além dos desafios imediatos aos quais tentaremos responder esta semana, terrorismo, instabilidade, desigualdades, doenças, há uma questão que vai assinalar os contornos deste século de uma forma mais espetacular que todas as outras... trata-se da ameaça urgente e crescente das mudanças climáticas", afirmou.

"O clima altera-se mais rapidamente que os nossos esforços para responder. Os nossos cidadãos manifestam-se. Não podemos fazer de conta que não os entendemos. Devemos responder ao apelo", acrescentou.

Centenas de milhares de pessoas, mais de 300.000 em Nova Iorque, manifestaram-se domingo em todo o mundo para exigir medidas urgentes face ao aumento das temperaturas a nível mundial.

Ao evocar o acordo que deve ser concluído em dezembro de 2015 em Paris sob a égide da ONU, o Presidente norte-americano apelou à comunidade internacional para demonstrar "mis ambição". Assim, reclamou um acordo "ambicioso", global, porque todos os países devem envolver-se" e "flexível, porque diferentes países enfrentam realidades diferentes".

Os Estados Unidos anunciaram no primeiro trimestre de 2015 os seus objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa para além de 2020, e que estarão no centro do acordo de Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório