Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ban Ki-moon pede mudança de rumo no combate ao aquecimento global

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou hoje ao mundo para que mude o seu rumo face à ameaça do aquecimento global, na abertura da cimeira do clima na ONU, em que participam mais de 120 governantes.

Ban Ki-moon pede mudança de rumo no combate ao aquecimento global
Notícias ao Minuto

17:10 - 23/09/14 por Lusa

Mundo Secretário-geral

"As mudanças climáticas ameaçam a paz duramente conquistada, a prosperidade e as oportunidades de sucesso para milhares de milhões de pessoas", afirmou, a partir da tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

"Devemos reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento", disse, acrescentando que no final do século, "não devemos emitir mais carbono do que aquele que o planeta tem capacidade de absorver".

Para o secretário-geral da ONU, falta "fixar um preço para o carbono".

Sublinhando que "ninguém escapa às mudanças climáticas", Ban Ki-moon apelou igualmente aos governos para que reforcem em cem mil milhões de dólares o Fundo Verde para o Clima, aprovado em Copenhaga em 2009, mas que carece de recursos.

"Peço a todos os governos que se empenhem em concluir um acordo universal e significativo sobre o clima, em dezembro de 2015 em Paris, e que façam tudo o que esteja ao seu alcance para limitar o aumento da temperatura mundial abaixo dos dois graus celsius", objetivo fixado em Copenhaga, referiu Ban.

Esta cimeira extraordinária, que decorre na véspera da Assembleia-geral da ONU, visa criar condições para que seja alcançado um acordo vinculativo sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa na Conferência de Paris, em 2015, a próxima etapa crucial de negociações sobre o clima.

Sucedendo a Ban Ki-moon na tribuna, a estrela de Hollywood Leonardo DiCaprio defendeu que "o ar e um clima habitáveis fazem parte dos direitos humanos inalienáveis" e que investir nas energias renováveis "é uma boa política económica".

Apresentando-se "não como um especialista, mas como um cidadão preocupado" com o problema climático, o ator apelou aos chefes de Estado e de Governo para que "respondam ao maior desafio da humanidade com coragem e honestidade".

"Podem fazer História ou serem humilhados. Eu ganho a minha vida atuando, mas vocês não", disse DiCaprio, dirigindo-se aos líderes políticos.

O ator defendeu que a ação contra o aquecimento da Terra "não é uma questão de política, mas uma questão de sobrevivência".

Leonardo DiCaprio interveio na abertura da cimeira do clima a convite do secretário-geral da ONU, que o nomeou Mensageiro da Paz para difundir a mensagem da luta contra as mudanças climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório