Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Formalizada mais uma OPA sobre a Espírito Santo Saúde

A companhia Fidelidade formalizou hoje uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Espirito Santo Saúde (ES Saúde), propondo pagar pela empresa 4,72 euros por ação, numa comunicação apresentada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM ).

Formalizada mais uma OPA sobre a Espírito Santo Saúde
Notícias ao Minuto

08:35 - 23/09/14 por Lusa

Economia CMVM

A ES Saúde já recebeu outras duas ofertas, uma do grupo mexicano Ángeles, que pretende pagar 4,50 euros por ação, e outra do Grupo Mello, dez cêntimos abaixo deste valor.

A companhia de seguros Fidelidade vai apresentar o Banco Finantia como intermediário financeiro para o negócio.

No anúncio preliminar da OPA, a Fidelidade destaca que a contrapartida oferecida para atrair os investidores é 4,89% superior à oferta do grupo Ángeles e representa um prémio de 30,69% face ao preço médio ponderado dos últimos seis meses da empresa sob o comando de Isabel Vaz (3,61 euros).

Tal como o grupo Ángeles e a José de Mello Saúde, a Fidelidade impõe como condição para concretizar a operação a obtenção de um mínimo de 50,01% do capital da empresa.

A companhia de seguros indica que, caso adquira a empresa, "tenciona manter a atividade empresarial desenvolvida (..) mantendo as grandes linhas estratégicas definidas pelo conselho de administração e apoiando a expansão da atividade" e promete que a presente oferta "poderá trazer sinergias e valor acrescentado" para o grupo.

Neste momento, a Fidelidade conta com 1.504 ações da ES Saúde, o que corresponde a 0,0016% do seu capital social.

A terceira oferta sobre a ES Saúde surge depois do grupo mexicano ter subido na sexta-feira a contrapartida da OPA sobre a empresa liderada por Isabel Vaz para 4,50 euros, depois da José de Mello Saúde ter apresentado uma oferta concorrente a 11 de setembro (oferecendo 4,40 euros).

A imprensa económica avançava segunda-feira que o Grupo Mello está igualmente a preparar uma nova oferta, que deverá ser apresentada ainda esta semana.

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), e é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

No final de maio, a ESS anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

A ES Saúde comunicou segunda-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários várias alterações recentes na estrutura acionista, nomeadamente da JP Morgan, que aumentou a sua participação para 2,01%, da Highbridge Capital Management LLC (subsidiária da JP Morgan), que adquiriu 150.000 ações fora da bolsa, ficando com 2,04% do capital, e da Goldman Sachs, que reduziu a sua participação acionista para 0,590%.

No final de maio, a ES Saúde anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

As ações da ES Saúde seguiam pelas 09:25 a negociar na Euronext Lisbon em alta de 2,34% para 4,81 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório