Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Alunos de Hong Kong iniciaram boicote às aulas pela democracia

Milhares de estudantes de Hong Kong iniciaram hoje uma semana de boicote às aulas em forma de protesto contra a recusa de Pequim em garantir pleno sufrágio universal.

Alunos de Hong Kong iniciaram boicote às aulas pela democracia
Notícias ao Minuto

11:09 - 22/09/14 por Lusa

Mundo Protestos

Envergando t-shirts brancas, milhares de estudantes de diversas instituições de ensino superior da antiga colónia britânica concentraram-se no 'campus' da Universidade Chinesa de Hong Kong em vez de irem às aulas, num boicote que arrancou às 14:00 locais (07:00 em Lisboa).

De acordo com os organizadores, citados pelo jornal South China Morning Post, a iniciativa contava com a adesão de cerca de 13 mil pessoas.

Dirigindo-se à multidão estudantil, Lester Shum, da Federação de Estudantes, citado pelo mesmo jornal, realçou que o boicote marca o arranque de uma nova onda de desobediência civil, tida como necessária para travar a "colonização" de Hong Kong por Pequim.

Um dos organizadores do movimento 'Occupy Central', o professor Chan Kin-man, afirmou, em declarações citadas pela Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK), que a adesão dos estudantes demonstra que se mantém vivo o espírito de democracia e que o seu movimento não sairá derrotado.

Benny Tai, outro dos organizadores do 'Occupy Central', enfatizou, por seu turno, que a adesão envia uma mensagem clara ao Governo central: "Penso que reflete claramente que os estudantes universitários de Hong Kong estão bastante comprometidos (...) e penso que vão usar esta oportunidade para mostrar a sua determinação relativamente ao desejo de sufrágio universal para Hong Kong".

A China frustrou, no mês passado, as esperanças de uma democracia plena na antiga colónia britânica ao ter anunciado que o futuro chefe do Governo de Hong Kong será eleito por sufrágio universal a partir de 2017, mas apenas depois da seleção de dois ou três candidatos para se apresentarem ao escrutínio.

Uma coligação de grupos pró-democracia -- liderada pelo movimento "Occupy Central" -- rotulou o plano de Pequim de "falsa democracia" e prometeu levar a cabo uma série de ações incluindo um bloqueio ao distrito financeiro de Hong Kong.

A agitação estudantil surge uma semana depois de mais de 1.500 ativistas terem marchado pelas ruas de Hong Kong vestidos de preto, com enormes faixas e cartazes por um sufrágio universal genuíno.

Tratou-se do primeiro protesto considerável desde que a Assembleia Nacional Popular decidiu, no final de agosto, que os aspirantes ao cargo vão precisar de reunir o apoio de mais de 50% de um comité de nomeação para concorrer à eleição e que apenas dois ou três serão selecionados.

Ou seja, a população de Hong Kong exercerá o seu direito de voto mas só depois daquilo que os democratas designam de 'triagem'.

A China tinha prometido à população de Hong Kong, cujo chefe do Governo é escolhido por um colégio eleitoral composto atualmente por cerca de 1.200 pessoas, que seria capaz de escolher o seu líder em 2017.

A reforma proposta carece de ser submetida ao Conselho Legislativo de Hong Kong (LegCo, parlamento) e aprovada por dois terços dos 70 deputados, sendo que 27, do campo pró-democrata, anunciaram ter-se unido num compromisso pelo veto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório