Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

MAVEN entra na órbita de Marte

O vaivém espacial norte-americano Maven, primeira sonda encarregada de desvendar os mistérios do desaparecimento de grande parte da atmosfera de Marte num passado longínquo, realizou com sucesso, esta noite, a entrada na órbita do planeta vermelho, informou a NASA.

MAVEN entra na órbita de Marte
Notícias ao Minuto

06:10 - 22/09/14 por Lusa

Mundo NASA

A Maven (sigla inglesa para Evolução Volátil e Atmosférica de Marte) entrou na órbita marciana ao fim de dez meses de viagem e depois de ter percorrido 711 milhões de quilómetros.

A nave, que vale cerca de 500 milhões de euros, deverá começar a funcionar em novembro deste ano, alimentada com energia solar, debruçando-se pela primeira vez na história das missões a Marte na atmosfera do planeta.

A MAVEN estará na órbita marciana a seis mil quilómetros de altitude, mas descerá a 125 quilómetros em cinco ocasiões diferentes, para obter leituras dos vários níveis da atmosfera.

Os investigadores da NASA apontaram a missão como uma tentativa de descobrir o que aconteceu à atmosfera de Marte, talvez há milhares de milhões de anos, que transformou um planeta que albergava água num deserto sem vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório