Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Fábrica de armamento explode em zona controlada por rebeldes

Uma fábrica de armamento controlada por rebeldes pró-russos, perto do bastião separatista de Donetsk, explodiu esta manhã após um tiroteio, algumas horas antes da assinatura de um acordo entre os rebeldes e o governo ucraniano.

Fábrica de armamento explode em zona controlada por rebeldes
Notícias ao Minuto

16:53 - 20/09/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo a câmara municipal de Donetsk, a fábrica de explosivos N.º 47, situada num subúrbio a nordeste da cidade, foi atingida pela primeira vez por tiros de artilharia a meio da manhã.

Ivan Prikhodko, vice-presidente do bairro de Vorochilovski, onde se localiza a fábrica, disse à cadeia de televisão Ukrayina que "os explosivos armazenados na fábrica provocaram em seguida uma segunda explosão".

Acrescentou que o paiol principal, que contém 2,5 toneladas de explosivos, não foi atingido e que apesar dos estragos serem "bastante significativos", a explosão não provocou vítimas.

A fábrica, da era soviética, pertence ao grupo estatal ucraniano Ukroboronprom.

A câmara assegurou, num comunicado, que o nível de radiações ou de poluição no ar de Donetsk não foi afetado pela explosão.

As deflagrações surgem após ter sido celebrado, na noite de sexta-feira para sábado, um acordo entre o governo ucraniano, a Rússia, os rebeldes e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), para consolidar o cessar-fogo decretado a 05 de Setembro.

O acordo prevê a criação de uma zona desmilitarizada de 30 quilómetros dos dois lados da fronteira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório