Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Objetivo de crescimento do G20 é difícil de alcançar

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, afirmou hoje que o objetivo de crescimento suplementar fixado até 2019 para o G20 será "difícil de alcançar", após a primeira reunião de banqueiros centrais do grupo das 20 maiores economias.

Objetivo de crescimento do G20 é difícil de alcançar
Notícias ao Minuto

12:53 - 20/09/14 por Lusa

Economia Michel Sapin

Os ministros das Finanças do G20 fixaram como meta aumentar o valor do produto interno bruto (PIB) dos países que compõem a organização em 2% suplementares nos próximos cinco anos, o que representa um crescimento da economia mundial em mais de 2.000 milhões de dólares. Este objetivo foi fixado na reunião anterior, que decorreu em fevereiro, em Sidney.

Mas depois do debate de hoje, que reuniu ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20 em Cairns, Austrália, Michel Sapin disse aos jornalistas que será "difícil alcançar" aquela meta, tendo em conta "a situaçãoa atual".

O ministro explicou que se trata de uma "espécie de contradição" entre "o famoso objetivo de dois pontos do PIB ao longo dos próximos cinco anos" e a dificuldade em alcançar a meta.

"Estamos num momento em que quase todas as perspectivas de crescimento foram revistas em baixa", afirmou o governante francês, acrescentando que muitos dos intervenientes da reunião do G20, que termina no domingo, tinham afirmado que "o fraco crescimento na zona euro é motivo de preocupação".

Os ministros das Finanças do G20 encontram-se este fim de semana na Austrália com o objetivo de definir uma estratégia para um crescimento global de 2%, ao mesmo tempo que lidam com uma difícil recuperação da zona euro.

Fortalecer o crescimento global, criar empregos e garantir que a economia mundial é mais resistente a futuros embates são as grandes prioridades do G20, atualmente presidido pela Austrália.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório