Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Novo governador de Luanda nomeia equipa para municípios da capital

O governador da província de Luanda, Graciano Francisco Domingos, nomeou hoje novos administradores para os municípios da capital, um dia depois de ter sido empossado nas funções pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Novo governador de Luanda nomeia equipa para municípios da capital
Notícias ao Minuto

20:35 - 19/09/14 por Lusa

Mundo Angola

De acordo com informação enviada à Lusa pelo Governo Provincial de Luanda, foram nomeados "por conveniência de serviço" e através de despachos assinados hoje por Graciano Francisco Domingos, seis administradores municipais, no caso para Quiçama, Cacuaco, Cazenga, Belas, Icolo e Bengo e Viana.

Já José Tavares Ferreira foi nomeado, nos mesmos moldes, para as funções de Presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda, segundo a mesma informação.

A oposição angolana tem vindo a reclamar a realização das primeiras eleições autárquicas no país, que continuam sem qualquer data prevista.

O novo governador da província de Luanda já preconizou o objetivo de acabar com a "desordem" na capital.

"Notamos que Luanda é um pouco afetada por alguma desordem e que é necessário encontrar, coletivamente, soluções entre a administração da cidade e os cidadãos", disse o novo governador provincial, após assumir oficialmente as funções, na quinta-feira.

Graciano Francisco Domingos, que volta a um cargo que chegou a ocupar, interinamente, há três anos, definiu como áreas prioritárias de atuação, conforme a atual política em curso, a saúde pública, o saneamento básico e a recolha de lixo, além da mobilidade, face ao caos diário vivido no trânsito automóvel em Luanda.

O anterior governador de Luanda, Bento Francisco Bento, foi exonerado das funções na segunda-feira, através de um despacho assinado pelo chefe de Estado angolano.

A nomeação de um novo governador aconteceu uma semana depois do anúncio, pela Casa Civil do Presidente da República, de que o Governo da Província de Luanda ia ser reestruturado face à "necessidade urgente da desconcentração administrativa" e "da adoção de um modelo de administração local diferenciado".

Segundo a mesma informação, de 12 de setembro, José Eduardo dos Santos criou, através de despacho, uma comissão de reestruturação daquele governo provincial, a qual deverá apresentar um relatório final dentro de 90 dias.

A decisão é justificada, além da desconcentração administrativa, com a "adoção de um modelo de administração local diferenciado para esta província, pelo facto de albergar a capital e se tratar da mais povoada, mais urbanizada e mais estruturada do país".

Na mesma informação da Casa Civil do Presidente, é realçado que o modelo de desenvolvimento do espaço urbano da província de Luanda "assenta em novos entes territoriais e em diferentes modelos de gestão", exigindo-se "a prestação de um serviço público mais eficiente às populações e a criação das melhores soluções para a futura administração autárquica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório