Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vereadores demitem-se após cena nazi

Dois vereadores austríacos da província de Burgenland, Áustria. demitiram-se dos respetivos cargos depois de participarem num documentário intitulado ?Na Cave?. Na base das demissões está o facto de protagonizarem uma cena onde brindam e cantam numa cave repleta de símbolos nazis.

Notícias ao Minuto

21:05 - 19/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Documentário

O documentário data de 2009 e não estaria envolvido em polémica se dois dos seus participantes não tivessem sido, recentemente, eleitos vereadores de Burgenland, uma cidade a leste da Áustria.

Na cena que ditou a demissão, os dois agora ex-vereadores surgem sentados à mesa na companhia de outros três homens. Estão todos a cantar e brindar. Até aqui nada de muito grave. O problema consiste na decoração do local: na parede há um retrato de Hitler, na sala estão dois manequins equipados com o uniforme nazi e há ainda espaço para uma bandeira nacional-socialista.

A cena dura apenas 10 segundos, mas foi o suficiente para levar os dois vereadores a apresentarem a demissão.

“Nós distanciamo-nos de qualquer ideologia e atrocidades nazis com a mais profunda convicção. Para evitar mais danos à comunidade e ao partido decidimos, voluntariamente e com efeito imediato, apresentar a demissão. Foi um erro participar no documentário”, pode ler-se num comunicado citado pela imprensa estrangeira e assinado pelos dois vereadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório