Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Referendo não cumpriu "padrões internacionais", diz a Rússia

Habituada a ouvir críticas às condições em que as eleições se realizam na Rússia, Moscovo aproveitou o referendo escocês para criticar os padrões em que a votação decorreu.

Referendo não cumpriu "padrões internacionais", diz a Rússia
Notícias ao Minuto

20:12 - 19/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Escócia

Observadores russos que estiveram na Escócia para acompanhar o referendo à independência, que ontem teve lugar, consideram que a votação não cumpriu os “padrões internacionais”, sugerindo que algumas das salas onde decorreu a contagem dos votos eram “demasiado grandes”, conta o Guardian.

Igor Borisov, o observador russo, que esteve em Edimburgo juntamente com outros três companheiros, expressou estas críticas que estão a ser entendidas como uma espécie de retaliação verbal por parte de Moscovo. Em causa estarão as críticas que geralmente surgem às condições em que se fazem votações no país de Putin.

Os observadores russos, que pertencem ao Instituto Público de Sufrágio de Moscovo, estiveram presentes em zonas onde decorreram votações e contagens de votos, reuniram ainda com políticos e simples votantes, bem como representantes de organizações não governamentais.

Entre outras falhas, Borisov destacou o facto de não haver selos ou assinaturas no momento em que boletins de votos eram entregues e segundo o Guardian houve mesmo um canal ligado ao Kremlin, o RT, que sugeriu que a votação poderia ter sido falseada, fazendo mesmo comparações com votações no regime norte-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório