Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mesas de voto abriram na Escócia e vão definir futuro do Reino Unido

As assembleias de voto na Escócia abriram hoje às 07:00 para que os eleitores escolham o futuro do país e do Reino Unido.

Mesas de voto abriram na Escócia e vão definir futuro do Reino Unido
Notícias ao Minuto

07:20 - 18/09/14 por Lusa

Mundo Referendo

Cerca de 4,3 milhões de eleitores decidem hoje em referendo se querem permanecer no Reino Unido ou a independência da Escócia, colocando fim a uma união política com mais de três séculos.

As autoridades estimam que se registaram 97 por cento das pessoas com direito a votar - residentes maiores de 16 anos, cidadãos da União Europeia e dos países da Commonwealth -, o que reflete o interesse nesta consulta popular.

Os três principais partidos - Trabalhista, Conservador e Liberais Democratas - colocaram de lado as diferenças políticas para se unirem na campanha pela permanência da Escócia no Reino Unido, tendo prometido transferir mais poderes caso a independência seja rejeitada.

Do outro lado, o Partido Nacionalista Escocês, apoiado pelo partido dos Verdes, o único partido da oposição, e por diversas organizações cívicas e sindicais, fez campanha a favor da criação de um novo "país mais justo e mais próspero" e livre de armas nucleares.

As mesas de voto abrem às 07:00 locais (mesma hora em Lisboa) e encerram às 22:00, iniciando-se de imediato a contagem nos 32 centros regionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório