Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ISIS abandona bases na Síria após ameaça de ataques aéreos

Os 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI) retiraram-se de diversas posições numa província do leste da Síria, que controlam quase na totalidade, devido às ameaças de ataques aéreos norte-americanos, referiram hoje militantes no terreno.

ISIS abandona bases na Síria após ameaça de ataques aéreos
Notícias ao Minuto

20:29 - 17/09/14 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O EI "começou a retirar-se de algumas das suas bases e posições na província de Deir Ezzor" (leste), uma região quase totalmente controlada por este grupo 'jihadista', referiu à agência noticiosa AFP Abu Ossama, um militante desta região.

De acordo com este militante de um grupo de oposição ao regime do Presidente sírio Bachar al-Assad, "foram encerradas" todas as posições conhecidas do EI na cidade de Eshara, 60 quilómetros a leste de Deir Ezzor.

O grupo islamita também abandonou o antigo edifício do governador em Deir Ezzor, que se tornou no mais importante entreposto de armas do EI na região, acrescentou.

"Os 'jihadistas' estão ainda em vias de se retirar dos campos petrolíferos. As famílias dos 'jihadistas' estrangeiros que viviam em residências ao lado dos campos petrolíferos já partiram", precisou.

A retirada dos 'jihadistas' coincide com a ameaça dos Estados Unidos em alargar à Síria os ataques aéreos que já efetua no vizinho Iraque desde 8 de agosto contra o EI.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, apelou a uma coligação internacional contra o EI e manifestou a intenção de "atingir" os "santuários" do grupo na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório