Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

França exige ação urgente da UE contra redes de imigração

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, considerou hoje que o recente naufrágio no Mediterrâneo ocidental com um balanço de centenas de desaparecidos exige "uma ação enérgica e urgente" da União Europeia (UE) no combate às redes de imigração.

França exige ação urgente da UE contra redes de imigração
Notícias ao Minuto

20:19 - 16/09/14 por Lusa

Mundo ministro

O ministro referia-se ao naufrágio registado a cerca de 300 milhas da costa de Malta e que segundo a Organização internacional de migrações (OIM) provocou 500 desaparecidos.

Cazeneuve definiu este último incidente como uma "tragédia repulsiva, demonstrando "a imperiosa necessidade de desmantelar as redes criminosas dos traficantes que não hesitam em precipitar para a morte aqueles que enganaram previamente" e pugnou por "uma ação europeia forte e coordenada".

O ministro francês recordou que em 2013 propôs aos parceiros europeus e à Comissão europeia um plano de ação que obteve a aprovação da Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Polónia, e ainda de Bruxelas.

O objetivo consiste em coordenar o combate contra as redes clandestinas de imigrantes que organizam a sua entrada irregular na UE, e ainda reforçar o controlo das fronteiras externas da União com uma operação no Mediterrâneo, as capacidades de acolhimento aos requerentes de asilo e aumentar a cooperação com os países de onde são provenientes os imigrantes e os países por onde transitam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório