Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Escócia: uma questão bicuda e inédita para a União Europeia

O referendo sobre a independência da Escócia é aguardado com muita expetativa na União Europeia, que, em caso de vitória do "sim", terá um problema particularmente sensível e sem precedentes para resolver, o da adesão escocesa à UE.

Escócia: uma questão bicuda e inédita para a União Europeia
Notícias ao Minuto

09:52 - 16/09/14 por Lusa

Mundo Referendo

A Comissão Europeia tem-se escudado no silêncio quando confrontada com as inúmeras questões sobre o procedimento a seguir em caso de a Escócia se tornar independente e pretender continuar na UE como um novo Estado-membro, alegando que "respeita o processo democrático em curso", "não quer interferir" e não responde a "cenários hipotéticos".

No entanto, em entrevista a 06 de setembro passado, o ainda presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, advertiu que será "extremamente difícil, senão impossível", a uma Escócia independente aderir à União Europeia.

A possível independência da Escócia -- um cenário que é, de facto, possível, atendendo às sondagens, que apontam praticamente para um empate entre o "sim" e o "não" no referendo de quinta-feira -- constitui um caso sem paralelo na UE, na medida em que nunca um Estado-membro viu parte do seu território declarar-se independente.

Todavia, várias fontes comunitárias garantem que o processo de adesão do novo país nunca seria automático, devendo o mesmo solicitar a adesão à UE e esse pedido ser atendido por todos os atuais Estados-membros, e é aqui que surgem as primeiras grandes questões, pois países que se veem a braços com movimentos independentistas no seu seio -- e o caso mais flagrante é naturalmente o de Espanha com a Catalunha -- jamais quererão abrir um precedente.

De Bruxelas só é por isso de esperar uma posição mais clara relativamente ao assunto uma vez conhecido o resultado do referendo e o "sim" efetivamente ganhar, colocando um novo problema institucional à UE para resolver, pois os partidários da independência na Escócia já foram muito claros quanto à intenção de permanecerem no bloco europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório