Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Escritor chinês opositor do regime detido em Pequim

O escritor chinês Tie Liu, de 81 anos, crítico de longa data do regime, foi detido pela polícia de Pequim, anunciou hoje a família.

Escritor chinês opositor do regime detido em Pequim
Notícias ao Minuto

09:50 - 16/09/14 por Lusa

Mundo Tie Liu

Tie Liu - no seu pseudónimo, já que o nome verdadeiro é Huang Zerong - foi detido em sua casa na madrugada de domingo por "ter instigado conflitos e gerado problemas", relatou à agência noticiosa AFP o seu advogado, Liu Xiaoyuan.

O escritor, que completou 81 anos em maio, já tinha passado 20 anos num centro de reeducação por se opor a Mao Zedong, o fundador do regime chinês, antes de ser reabilitado nos anos 1980.

Uma dezena de agentes policiais invadiram a sua casa e apreenderam livros e o computador.

O assistente de Tie, Huang Jing, foi também detido, informou o advogado.

"A sua esposa acredita que [a detenção] está relacionada com um ensaio que escreveu recentemente" criticando o chefe da propaganda do regime, Liu Yunshan, disse também o advogado.

Tie Liu abriu a sua própria editora, através da qual publica memórias de "direitistas", interditas pela censura.

A sua detenção já suscitou declarações de associações internacionais, como o clube de escritores americanos PEN, que exigiu a libertação imediata do autor.

"Há 60 anos que Pequim tenta reprimir as suas ideias (...) e o mais impressionante é que nunca cedeu", declarou o diretor do programa para a liberdade de expressão daquela associação, Dominic Moran.

Para o advogado de Tie Liu, esta detenção bate um recorde, uma vez que o escritor Tie "deve ser a pessoa mais velha da China suspeita de instigar conflitos e gerar problemas".

Após a subida ao poder do Presidente Xi Jinping, em março de 2003, uma vaga de repressão recaiu sobre os intelectuais e dissidentes da China. Dezenas de jornalistas, advogados, militantes de direitos humanos e 'bloggers' foram detidos ou intimidados, descreve a AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório