Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Sanções da UE incluem empresas de armamento russas

O presidente do Conselho Europeu anunciou hoje que a UE adotou novas sanções contra Moscovo, incluindo proibição de crédito a empresas de armamento, a rever se o plano de paz entre Kiev e os separatistas se mantiver.

Sanções da UE incluem empresas de armamento russas
Notícias ao Minuto

15:34 - 11/09/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

Até final do mês, garantiu Herman Van Rompuy, em comunicado, os Estados-membros "irão fazer uma análise detalhada da aplicação do plano de paz", com base numa avaliação dos serviços de Ação Externa da União Europeia.

"Sempre sublinhámos a reversibilidade e a escalabilidade das nossas medidas restritivas", salientou, concluindo que conforme a análise da situação no terreno, poderão ser adotadas "medidas para corrigir, suspender ou revogar o conjunto das sanções em causa, no todo ou em parte".

As novas sanções económicas serão adotadas formalmente na sexta-feira, mas incluem a proibição de financiamento da dívida às três principais empresas russas de armamento e às três maiores do setor energético.

São ainda impostas restrições ao acesso da Rússia aos mercados de capitais da UE e proibidos empréstimos aos cinco maiores bancos estatais russos, entre outras medidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório