Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Quanto mais línguas bebé 'falar' mais inteligente será um dia

As crianças que convivem diretamente com duas línguas têm fortes probabilidades de desenvolver melhores atividades cognitivas e apresentar um quociente de inteligência (QI) mais elevado em idade adulta. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade Nacional de Singapura, citado pelo site CTV News.

Quanto mais línguas bebé 'falar' mais inteligente será um dia
Notícias ao Minuto

07:30 - 08/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Os efeitos de expor as crianças a duas línguas são mais benéficos do que anteriormente pensado (e estudado). Segundo uma investigação levada a cabo pela Universidade Nacional de Singapura em parceria com o Instituto para as Ciências Clínicas, as crianças que são expostas diretamente (em ambiente familiar ou não) a duas línguas ostentam fortes probabilidades de virem a desenvolver melhores atividades cognitivas, uma vez que exige uma maior eficiência no processamento da informação.

O estudo em causa usou o método da ‘habituação visual’. Ao todo, 114 crianças de seis meses foram expostas a imagens de ursos e lobos de forma alterada. Aquelas que tinham já um conhecimento de duas ou mais línguas cansavam-se facilmente das mesmas imagens, mas mostravam entusiamo quando eram mostradas novas.

Já as crianças que apenas conheciam uma língua mostravam-se indiferentes à repetição das imagens.

Para os investigadores, esta técnica da ‘habituação visual’ é “das poucas tarefas que ajuda a prever o desenvolvimento cognitivo” das crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório