Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

China presta inédita homenagem aos mártires nacionalistas

Soldados do exército nacionalista chinês foram homenageados na Republica Popular da China como heróis da resistência anti-japonesa, pela primeira vez, contrariando a narrativa imposta durante 65 anos, que glorificava apenas o papel Partido Comunista naquela guerra.

China presta inédita homenagem aos mártires nacionalistas
Notícias ao Minuto

12:48 - 03/09/14 por Lusa

Mundo Comunismo

No novo Dia Nacional da Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, assinalado hoje, as autoridades chinesas divulgaram uma lista de 500 mártires e heróis que inclui os nomes de 90 generais e outros oficiais do Partido Nacionalista (Guomindang), que governava a China quando o Japão invadiu o país, em 1937.

"O respeito que estas pessoas merecem era devido há muito tempo. História é história e todas as suas verdades devem ser reveladas e aceites", proclamou o jornal China Daily num editorial intitulado "Respeito por todos os heróis nacionais".

Nas primeiras décadas de governação comunista, até 1979, e sobretudo durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76), os nacionalistas eram simplesmente descritos como "reacionários" e "inimigos do povo".

"Nem sequer se mencionavam as importantes batalhas travadas pelas forças do Guomindang contra os invasores japoneses", refere o China Daily.

Segundo estimativas chinesas, a ocupação japonesa causou cerca de 35 milhões de mortos entre a população civil e os militares

Na altura, nacionalistas e comunistas estabeleceram uma trégua, mas após a derrota do Japão, em 1945, a longa guerra civil chinesa recomeçou, terminando apenas quatro mais tarde, com a proclamação da Republica Popular no continente e a fuga do antigo governo para a ilha de Taiwan.

A lista divulgada hoje "representa um relato liberto da influência ideológica e do histórico conflito entre o Partido Comunista e o Partido Nacionalista", disse um académico de Pequim citado pelo Global Times, jornal do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do PCC.

O 3 de setembro foi instituído este ano como Dia Nacional da Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa. A data evoca a rendição do Japão, assinada a 02 de setembro de 1945 a bordo de um navio da marinha norte-americana pelo então ministro japonês dos Negócios Estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório