Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sondagem para produção de petróleo e gás em Angola

Nove blocos angolanos estão em fase de pesquisa e avaliação para produção de petróleo e gás, segundo um relatório do Ministério dos Petróleo sobre as atividade de sondagem em curso a que a Lusa teve hoje acesso.

Sondagem para produção de petróleo e gás em Angola
Notícias ao Minuto

10:26 - 02/09/14 por Lusa

Mundo Relatório

No documento indica-se que operadoras como a Eni (Itália), Repsol (Espanha), Total (França), Petrobras (Brasil) ou Statoil (Noruega) têm em curso operações de sondagem no offshore angolano, num investimento global já realizado de 630 milhões de dólares (479 milhões de euros).

Das nove operações em curso à data de 30 de julho, a prospeção da Cobalt (Estados Unidos da América) no bloco 21/09, em águas profundas, é a mais avançada.

A petrolífera norte-americana já investiu nesta operação 164 milhões de dólares (124 milhões de euros), de um total estimado pouco superior a 179 milhões de dólares (136 milhões de euros) e atingiu os objetivos de produção inicial, a 1.633 metros de profundidade, estando agora em "avaliação".

Igualmente em fase de avaliação está a atividade da operadora Associação de Cabinda, com perfuração em curso, o mesmo acontecendo com a Total, no bloco 32, em águas ultra profundas.

As restantes seis atividades de sondagem, identificadas pelo Ministério dos Petróleos na mesma data, estão em fase de preparação, perfuração ou teste.

O ministro dos Petróleos angolano, Botelho de Vasconcelos, disse em outubro de 2013 que as reservas nacionais de petróleo conhecidas são de 12,6 mil milhões de barris.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana, tendo atingido uma produção diária que rondou 1,6 milhões de barris por dia no primeiro semestre do ano. Trata-se de uma marca ainda distante do objetivo do Executivo angolano, que pretende atingir os dois milhões de barris por dia.

O crude representa mais de 90 por cento das exportações e 80% da receita fiscal, mas a indústria petrolífera emprega apenas 1% da população angolana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório