Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Austrália quer vetar participação de Putin no G20

A Austrália vai propor que os países-membros do G20 vetem a participação do Presidente russo, Vladimir Putin, na cimeira do bloco que se realiza em novembro na cidade australiana de Brisbane, disse hoje o ministro do Comércio australiano, Andrew Robb.

Austrália quer vetar participação de Putin no G20
Notícias ao Minuto

07:22 - 02/09/14 por Lusa

Mundo Cimeira

Os ministros australianos dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Julie Bishop e David Johnston, respetivamente, vão apresentar a proposta durante a reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que vai decorrer esta semana em Gales.

"Creio que cada vez mais pessoas estão preocupadas pela sua presença, mas vamos ver qual é o resultado dessas discussões", disse Robb ao canal de televisão local ABC, ao sublinhar que "a decisão não pode ser tomada unilateralmente".

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou na segunda-feira que a Austrália vai reforçar as sanções contra a Rússia pela sua ingerência na crise na Ucrânia, proibindo, entre outras medidas, a venda de armas e a entrada de bancos estatais nos mercados de capital do país oceânico.

Abbott adiantou que a Austrália vai proibir novas exportações para as indústrias de gás ou petróleo ou o comércio ou investimentos na Crimeia, além de aumentar a lista de pessoas e instituições russas afetadas por sanções financeiras e o veto das respetivas entradas no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório