Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Hollande defende colaboração com Arábia contra Estado Islâmico

O presidente francês, François Hollande, defendeu segunda-feira a necessidade de França e Arábia Saudita colaborarem na crise aberta pelo grupo fundamentalista Estado Islâmico, que ameaça a segurança no Iraque.

Hollande defende colaboração com Arábia contra Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

07:33 - 02/09/14 por Lusa

Mundo Paris

Hollande, que participava num jantar de homenagem do príncipe herdeiro saudita no Palácio do Eliseu, recordou que a prioridade comum dos dois países é "a paz e a segurança, e especialmente no Médio Oriente", de acordo com o discurso divulgado pelo gabinete do chefe de Estado francês.

"Esta exigência", acrescentou, "é, mais do que nunca, necessária, agora que a crise síria se estendeu ao Ira que e que um movimento terrorista pretende converter-se num Estado".

Hollande recordou que a França decidiu prestar ajuda humanitária e militar ao Iraque e apelou ao presidente iraquiano para formar "rapidamente um governo representativo com todas as comunidades para evitar a rutura e prevenir o caos".

O presidente francês salientou que Paris e Riade se mostraram "particularmente lúcidos sobre a gravidade da crise" na Síria, num conflito que, salientou, causou 180 mil mortos em três anos.

O chefe de Estado francês lamentou que os dois países não tenham sido "suficientemente escutados" quando preparavam uma operação militar contra o regime do presidente sírio e assinalou que a consequência é que agora é necessário "apoiar os que lutam contra a barbárie de [Bashar al] Asad e contra os extremistas, os terroristas".

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, que realizou a sua primeira viagem a França em 1951, será recebido esta terça-feira pelo primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e no dia seguinte pelo titular da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório