Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ban Ki-moon critica Israel pela possibilidade de novos colonatos

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse hoje que a declaração de 400 hectares na Cisjordânia como área estatal israelita pode provocar o estabelecimento de novos colonatos.

Ban Ki-moon critica Israel pela possibilidade de novos colonatos
Notícias ao Minuto

22:51 - 01/09/14 por Lusa

Mundo ONU

A decisão foi anunciada no domingo pelo governo de Israel e inclui o colonato de Gvot, entre as cidades palestinianas de Belém e Hebron, uma área que não tinha sido reconhecido por Israel porque tinha sido construído sem autorizações do Estado.

"Reclamar esse terreno tão grande, representa um risco que abre caminho para futuros colonatos", disse o secretário-geral da ONU através de um comunicado de imprensa.

A construção destes colonatos em solo palestiniano "é ilegal à luz do direito internacional e está totalmente contra a tentativa de procura da solução que prevê os dois Estados', defendeu Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU pede também a Israel para dar crédito aos apelos da comunidade internacional no sentido de suspender novos colonatos e "aceite os compromissos do direito internacional e mantenha a rota" delineada em 2003.

Também hoje o Egito criticou o projeto israelita de expropriação dos 400 hectares, que classificou de "ilegal" além de considerar que a iniciativa vai afetar as negociações de paz entre israelitas e palestinianos.

"Esta não é uma boa decisão. Viola o direito internacional e terá impacto negativo no processo de paz", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio.

Os Estados Unidos também já reagiram à polémica, exortando Israel a renunciar à expropriação em causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório