Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Partido neonazi sem representação parlamentar na Saxónia

O Partido Nacional-Democrata Alemão (NPD), considerado neonazi, vai deixar de estar representado no parlamento do estado federado da Saxónia (leste), ficando a 809 votos do limiar mínimo de 5 por cento, segundo números oficiais divulgados hoje.

Partido neonazi sem representação parlamentar na Saxónia
Notícias ao Minuto

11:59 - 01/09/14 por Lusa

Mundo Alemanha

O NPD obteve 4,9% dos votos nas legislativas regionais de domingo, segundo resultados finais divulgados pelo Gabinete Regional de Estatística.

Em 2004 e 2009, o NPD conseguiu eleger deputados ao parlamento da Saxónia.

Nas eleições agora realizadas, a votação em Leipzig e Dresden, as duas principais cidades do estado (Land), foram decisivas para o mau resultado do NPD.

Outro fator foi o êxito do partido eurocético Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 10% dos votos. Segundo várias análises eleitorais, o AfD retirou cerca de 13.000 votos ao partido de extrema-direita.

As legislativas regionais de domingo na Saxónia foram vencidas pela União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel.

Segundo sondagens à boca das urnas para a televisão pública ZDF, divulgadas no domingo, a CDU obteve 39,5% dos votos, a esquerda radical Die Linke 18,6%, os sociais-democratas do SPD 12,5%, a AfD 10% e os Verdes 5,3%.

A presença no parlamento regional nas duas legislaturas anteriores permitiu ao partido receber, durante dez anos, 1,5 milhões de euros de ajudas públicas por ano.

Com esta derrota na Saxónia, o NPD passar a estar apenas representado no parlamento regional de Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, onde em 2011 obteve 6% dos votos.

O partido elegeu por outro lado um eurodeputado nas europeias de maio, depois de o Tribunal Constitucional ter declarado a fixação de um limiar mínimo de 5% naquelas eleições contrária à Constituição alemã.

O NPD foi fundado em 1964 mas a sua radicalização ocorreu a partir de 1991, quando passou a ser presidido por Guenter Decker, um negacionista do Holocausto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório