Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Municípios de Fukushima aceitam construção de depósitos temporários para detritos

Os municípios japoneses de Fukushima, Futaba e Okuma comunicaram ao Governo aceitarem a construção de depósito temporários para armazenagem dos detritos nucleares provenientes da descontaminação da central nuclear da região acidentada em março de 2011.

Municípios de Fukushima aceitam construção de depósitos temporários para detritos
Notícias ao Minuto

07:36 - 01/09/14 por Lusa

Mundo Radiação

"É um fardo pesado para a região, mas tomámos a decisão dolorosa de aceitar a construção destes locais de armazenamento", disse o governador de Fukushima, Yuhei Sato, aos ministros japoneses do Ambiente e da Reconstrução, numa reunião esta manhã.

O Estado nipónico procurava há dois meses convencer os líderes locais e as populações da necessidade absoluta de construir estes locais de depósito nas localidades contaminadas perto da central nuclear, e que isso deve ser feito com a máxima urgência.

No entanto, o processo tem enfrentado obstáculos, face aos receios de que o temporário se torne permanente e que as localidades em causa se tornem definitivamente inabitáveis.

Os municípios de Futaba e Okuma disseram-se também prontos a aceitar as condições, segundo a AFP.

O governo prevê comprar os terrenos requisitados, através da negociação com cerca de 2.000 proprietários, segundo as estimativas da imprensa local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório