Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Tusk presidente do Conselho e Mogherini chefe da diplomacia

Os líderes europeus, reunidos hoje em Bruxelas, nomearam o atual primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, para presidente do Conselho Europeu, e a chefe de diplomacia italiana, Federica Mogherini, para Alta Representante para os Negócios Estrangeiros.

Tusk presidente do Conselho e Mogherini chefe da diplomacia
Notícias ao Minuto

19:04 - 30/08/14 por Lusa

Mundo Nomeação

O anúncio foi feito pelo ainda presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, na sua conta da rede social "twitter", enquanto decorrem os trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) convocada para a atribuição dos altos cargos da UE ainda em aberto, e na qual participa o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Na conferência de imprensa conjunta realizada imediatamente a seguir ao anúncio das designações, Rompuy, já ladeado por Tusk e Mogherini, aos quais ofereceu flores, começou por dizer que "o suspense terminou" finalmente, manifestando-se convencido de que o Conselho Europeu fez escolhas acertadas e de que a representação da UE estará em boas mãos.

Rompuy, cujo mandato termina a 30 de novembro, precisou que Tusk entrará em funções a 01 de dezembro, para um mandato de dois anos e meio, e acumulará o cargo com o de presidente das cimeiras da zona euro (algo que já acontecia com o próprio Rompuy, havendo agora a novidade de as cimeiras do euro passarem a ser presididas por uma personalidade de um país que não pertence ao espaço monetário único, a Polónia).

Já Mogherini, indicou, deverá iniciar funções um mês antes, a 01 de novembro, em conjunto com o restante colégio da futura Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker, que integrará como vice-presidente (como aconteceu com Ashton).

Neste caso, terá, tal como os restantes comissários, de passar antes por uma audição e votação no Parlamento Europeu.

Herman Van Rompuy traçou um breve perfil dos futuros presidente do Conselho Europeu e chefe de diplomacia da UE, afirmando que Tusk "é um dos veteranos do Conselho Europeu" e um "homem de Estado para a Europa".

O responsável manifestou-se convicto de que Mogherini, "o novo rosto da UE nas relações com os seus parceiros internacionais", mostrará estar à altura do desafio e evidenciará as suas capacidades de mediadora e na defesa do papel da UE na cena internacional.

Após a conferência de imprensa, os trabalhos dos líderes europeus serão retomados, com os líderes dos 28 a concentrarem-se precisamente nos assuntos que dominam a política externa, com destaque para a crise na Ucrânia e o conflito com a Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório