Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

ONU em negociações para libertação de 44 capacetes azuis

As Nações Unidas iniciaram hoje negociações para a libertação dos 44 capacetes azuis fijianos capturados quinta-feira na parte síria dos Montes Golã, por rebeldes sírios, opositores ao regime de Bashar al-Assad, anunciou hoje um porta-voz da organização.

ONU em negociações para libertação de 44 capacetes azuis
Notícias ao Minuto

20:26 - 29/08/14 por Lusa

Mundo Síria

Os "capacetes azuis" foram capturados na sequência de intensos confrontos com os rebeldes na cidade de Quneitra, acrescentou o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.

"As Nações Unidas estão a tentar entrar em contacto com Estados-membro que possam ter influência sobre elementos da oposição armada [na Síria], de forma a conseguirmos libertar as forças de paz em segurança", frisou Dujarric.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), anunciou quarta-feira que os rebeldes sírios, com ligações à Frente Al-Nosra, o ramo sírio da rede terrorista Al-Qaida, conseguiram também encurralar 72 "capacetes azuis" filipinos, ao assumirem controlo da passagem de Quneitra, que une as partes síria e israelita dos Golã.

Os filipinos e os fijianos integram a Força de Observação e Separação das Nações Unidas (UNDOF), responsáveis pela monitorização da zona desde 1974, e que mantém cerca de 1.200 militares no território, provenientes da Índia, Irlanda, Nepal e Holanda.

Israel está oficialmente em guerra com a Síria e ocupa, desde 1967, cerca de 1.200 quilómetros quadrados do planalto dos Golã, que anexou sem o reconhecimento da comunidade internacional. Sob o domínio sírio estão cerca de 510 quilómetros quadrados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório