Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Rio de Janeiro pede reforço de tropas federais durante eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu pedir a ajuda da Força Nacional, tropas federais formadas por polícias de elite dos estados brasileiros, para "garantir o bom andamento das eleições" deste ano.

Rio de Janeiro pede reforço de tropas federais durante eleições
Notícias ao Minuto

16:02 - 28/08/14 por Lusa

Mundo Brasil

Rio de Janeiro, 28 ago - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu pedir a ajuda da Força Nacional, tropas federais formadas por polícias de elite dos estados brasileiros, para "garantir o bom andamento das eleições" deste ano.

A decisão, tomada por unanimidade, foi tomada após a divulgação de um relatório sobre a atuação de traficantes e milicianos em favelas do Rio de Janeiro.

Segundo as denúncias, os candidatos estariam a ser proibidos de fazer campanha em algumas comunidades, enquanto os moradores são submetidos a um sistema de cadastro do título eleitoral, na tentativa de controlo dos votos.

Até o momento, no entanto, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que é candidato à reeleição, havia dito que o reforço de segurança não seria necessário.

O presidente do Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro explicou que, embora o pedido deva partir inicialmente do governador de cada estado, o tribunal tem autonomia para solicitá-la, "caso conclua que a informação do governador não é suficiente".

A Força Nacional de Segurança Pública do Brasil são tropas federais formadas por polícias e bombeiros do grupo de elite dos estados. Os seus efetivos passam por treino especial, que inclui cursos de especialização em certos crimes e de direitos humanos.

A tropa especial já foi utilizada pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2008, 2010 e 2012.

O relatório, da Secretaria de Segurança do governo do Rio de Janeiro, destaca que entre as favelas que apresentam problemas, dez já possuem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), desingadamente o Complexo do Alemão, na zona norte, e a favela da Rocinha, na zona sul da cidade, zonas retomadas pelos poderes estatais nos últimos quatro anos.

Ainda segundo o documento, divulgado na passdad aterça-feira pelo diário "O Globo", traficantes da Vila Ipiranga, em Niterói, região Metropolitana do Rio de Janeiro, cobram uma "portagem" de 10 mil reais (cerca de 3 mil euros) aos candidatos que queiram entrar na comunidade.

Entre as outras irregularidades apontadas pelo relatório, estão ainda um suposto cadastro dos títulos eleitorais dos moradores dessas regiões, além de destruição do material de campanha colocado dentro das comunidades, como placas e cartazes.

Os brasileiros irão às urnas no próximo dia 05 de outubro, para eleger o Presidente da República, deputados estaduais e federais, senadores e governadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório