Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Barroso recebe presidente ucraniano Poroshenko no sábado

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, recebe no sábado, em Bruxelas, o presidente ucraniano, Petro Porochenko, no mesmo dia em que a crise na Ucrânia será também abordada pelos líderes europeus, indicou hoje o executivo comunitário.

Barroso recebe presidente ucraniano Poroshenko no sábado
Notícias ao Minuto

13:49 - 28/08/14 por Lusa

Mundo Bruxelas

De acordo com a Comissão, Durão Barroso e Poroshenko vão discutir os últimos desenvolvimentos da crise na Ucrânia, em particular a situação interna do país e o apoio da União Europeia no terreno.

A reunião ocorre poucos dias depois de um encontro na passada terça-feira de Minsk, que juntou à mesma mesa Poroshenko e o presidente russo, Vladimir Putin, em busca de um compromisso sobre um cessar-fogo bilateral e definitivo.

No final da reunião de sábado, Durão Barroso e Poroshenko darão uma conferência de imprensa conjunta, tendo o presidente ucraniano também um encontro previsto com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

A crise no Leste da Ucrânia, que levou a UE a adotar medidas restritivas dirigidas a Moscovo (às quais a Rússia respondeu com um embargo aos produtos agrícolas da União), será também abordada no mesmo dia, algumas horas mais tarde, pelos chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos num Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas, consagrado essencialmente à designação para os altos cargos institucionais ainda em aberto, mas cuja agenda inclui também um ponto da situação sobre a crise ucraniana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório