Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Promovido a General um dos oficiais que processaram Rafael Marques

Um dos sete oficiais superiores angolanos que exigem uma indemnização de 900 mil euros ao ativista Rafael Marques, por "denúncia caluniosa", acaba de ser promovido pelo Presidente de Angola, Comandante das Forças Armadas, a General.

Promovido a General um dos oficiais que processaram Rafael Marques
Notícias ao Minuto

19:30 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Angola

A decisão de promover o tenente-general António Emílio Faceira ao grau militar de oficial General reformado consta da ordem 28/14, de 18 de agosto, à qual a Lusa teve hoje acesso.

A promoção é assinada por José Eduardo dos Santos, na função de Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas e já foi publicada em Diário da República, depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional.

António Emílio Faceira é um dos sete oficiais superiores angolanos, juntamente com uma empresa mineira, que exige em tribunal uma indemnização de 900 mil euros ao ativista angolano Rafael Marques por "denúncia caluniosa", conforme disse à Lusa o próprio.

Além da atividade militar, são conhecidas as ligações deste oficial superior a empresas angolanas de diversos setores.

A indemnização a Rafael Marques é exigida ainda pelos generais Hélder Vieira Dias "Kopelipa", atual ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança da Presidência da República angolana, Carlos Alberto Hendrick Vaal da Silva, Adriano Makevela Mackenzie, João Baptista de Matos, Armando da Cruz Neto e Luís Pereira Faceira, além da Sociedade Mineira do Cuango.

De acordo com Rafael Marques, a nova queixa formalizada terça-feira pelos generais é baseada no relatório de arquivamento da Procuradoria-Geral da República relativamente a uma outra queixa que foi apresentada pelo jornalista em 2011 contra os mesmos oficiais, "por suspeitas de crimes contra a humanidade".

"Fui formalmente notificado do julgamento que vai ser realizado nos próximos dias ou nas próximas semanas. Eu tinha de assinar um documento para o juiz marcar a data do julgamento e basicamente para tomar conhecimento da acusação formal que pende contra mim", disse à Lusa, na quarta-feira, o jornalista e ativista de direitos humanos Rafael Marques.

Rafael Marques, no livro "Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola", publicado em Portugal, refere-se a "centenas de casos de tortura e homicídio" praticados alegadamente por efetivos da empresa privada de segurança Teleservice na província da Lunda Norte, uma das regiões diamantíferas do país, propriedade dos generais, que também são sócios da Sociedade Mineira do Cuango.

Em Portugal, o Ministério Público arquivou, em fevereiro de 2013 as queixas que os mesmos tinham apresentado por difamação.

No despacho, o Ministério Público português "concluiu pela ausência de indícios de prática de crime, atentos aos elementos probatórios recolhidos e o interesse público em causa", referindo também que a publicação do livro "se enquadra no legítimo exercício de um direito fundamental, a liberdade de informação e de expressão, constitucionalmente protegido, que no caso concreto se sobrepõe a outros direitos".

De acordo com Rafael Marques, os generais, na impossibilidade de insistirem numa queixa por difamação, junto da Justiça angolana, "decidiram" pela "denúncia caluniosa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório