Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Islamitas líbios dizem ter ocupado aeroporto de Tripoli

Milicianos islamitas declararam terem ocupado hoje o aeroporto internacional de Tripoli, a 30 quilómetros da capital da Líbia, após 10 dias de violentos combates com milicianos nacionalistas, anunciou a televisão local Anaabaa.

Islamitas líbios dizem ter ocupado aeroporto de Tripoli
Notícias ao Minuto

20:05 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Líbia

"Fajr Líbia (Amanhecer da Líbia) anuncia controlar totalmente o aeroporto internacional de Tripoli", informou aquela televisão próxima dos islamitas.

A estratégica infraestrutura, encerrada desde 13 de julho devido aos combates entre os dois grupos, estava nas mãos de milicianos de Zenten (oeste) desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Hoje de manhã, responsáveis dos milicianos islamitas, uma parte dos quais veio de Misrata (leste de Tripoli), afirmaram que as suas forças avançavam na direção do aeroporto, tendo tomado uma ponte e um campo militar.

Se se confirmar, a ocupação do aeroporto é um revés para os milicianos de Zenten, aliados do general dissidente Khalida Haftar, sediado em Benghazi, no leste líbio e hostil aos islamitas contra os quais lançou uma operação, designada Karama (Dignidade).

A segurança em Tripoli deteriorou-se seriamente nas últimas semanas, com confrontos entre milícias rivais pelo controlo do aeroporto internacional, levando vários países a ordenarem a retirada dos seus cidadãos e funcionários diplomáticos.

Três anos depois da queda do ditador Kadhafi, a situação na Líbia é de caos e insegurança, com as novas autoridades a mostrarem-se incapazes de impor a ordem e a segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório