Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Reunião ministerial sobre Síria e jihadistas do Estado Islâmico

A Arábia Saudita é a anfitriã de uma reunião, no domingo, de vários ministros dos Negócios Estrangeiros árabes sobre o conflito na Síria e a progressão dos 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI), foi hoje anunciado.

Reunião ministerial sobre Síria e jihadistas do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

15:50 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Riade

Além da Arábia Saudita, o Egito, a Jordânia, o Qatar e os Emirados Árabes Unidos participam na reunião, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio num comunicado.

O encontro permitirá analisar "a degradação da situação na região do Levante e a presença crescente no Iraque e na Síria de correntes extremistas, nomeadamente o Estado Islâmico, o que exige mais do que nunca a procura de uma solução política para a crise na Síria", adianta o comunicado.

O balanço da guerra civil que destrói a Síria há mais de três anos já ultrapassou os 190.000 mortos, segundo a ONU.

O Estado Islâmico, um grupo extremista sunita nascido em 2006 no Iraque com outro nome e que reapareceu em 2013 na guerra da vizinha Síria, ganhou reputação como uma organização sanguinária responsável por atrocidades.

A 09 de junho, lançou uma ofensiva no Iraque, que já lhe permitiu ocupar vastas faixas do território a norte, oeste e leste de Bagdad e obrigou à fuga de centenas de milhares de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório