Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos dois mortos em ataque a edifício governamental

Pelo menos duas pessoas morreram hoje num atentado suicida, com um carro armadilhado, contra a sede dos serviços de informações do Ministério do Interior iraquiano, localizada no centro da capital Bagdad, divulgaram responsáveis das forças de segurança.

Pelo menos dois mortos em ataque a edifício governamental
Notícias ao Minuto

13:46 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Iraque

A explosão fez também oito feridos, segundo as mesmas fontes.

A sede dos serviços de informações iraquianos está protegida por muros de betão, mas os guardas que controlam a entrada do complexo governamental, que está num cruzamento bastante movimentado, acabam por ser um alvo fácil para os atacantes.

O atentado não foi reivindicado até ao momento, mas este tipo de ação está normalmente conotada a grupos insurgentes sunitas iraquianos, nomeadamente os jihadistas do Estado Islâmico (EI), um grupo sunita ultra-radical que controla partes do Iraque e da Síria.

Desde 09 de junho que o Iraque se confronta com uma ofensiva de insurgentes sunitas, que controlam vastas áreas no norte e oeste do país.

A ofensiva jihadista provocou o êxodo de dezenas de milhares de civis, entre os quais vários milhares da minoria étnico-religiosa Yazidi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório