Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Foguetão da SpaceX explode durante voo de teste

Um foguetão da SpaceX explodiu no ar, esta sexta-feira, durante a realização de um voo de teste, informou a empresa norte-americana que procura desenvolver uma nave que possa regressar à Terra e ser novamente utilizada.

Foguetão da SpaceX explode durante voo de teste
Notícias ao Minuto

06:08 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Experiência

"Durante o voo, foi detetada uma anomalia a bordo do aparelho e o sistema de autodestruição colocou automaticamente fim à missão", declarou a SpaceX em comunicado.

A empresa planeia rever os detalhes do registo do voo a fim de perceber a origem do problema antes de realizar uma nova prova.

Em comunicado, sublinha que este teste era "particularmente complexo, 'puxando' muito mais pelos limites do veículo do que os anteriores", indicou a empresa.

O foguetão era uma versão de três motores do aparelho em desenvolvimento F9R, o qual sucede ao protótipo da SpaceX Grasshopper.

A SpaceX foi uma das quatro empresas selecionadas pela NASA -- a par da Boeing, Sierra Nevada e da Blue Origin -- para desenvolver uma nave capaz de transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), no quadro de uma parceria público-privada.

Com o fim, em julho de 2011, do programa das naves espaciais norte-americanas -- que tinha permitido a construção da ISS, a agência espacial norte-americana entendeu confiar a missão dos voos de reabastecimento e de transporte dos astronautas para a estação ao setor privado.

Depois do último voo de uma nave espacial norte-americana, em julho de 2011, a NASA depende nas naves russas Soyouz para transportar os seus astronautas até à ISS, pelo menos até 2015.

A pressão para que seja desenvolvida uma nave espacial norte-americana capaz de transportar astronautas para a ISS tem aumentado cada vez mais devido às fortes tensões entre Moscovo e Washington, desencadeadas pela crise na Ucrânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório