Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Jihadistas anunciam conversão ao Islão de dezenas de yazidis

O grupo radical Estado Islâmico (EI), baseado no Iraque e na Síria, anunciou a conversão ao islamismo de dezenas de membros da minoria religiosa curda yazidi, de acordo com um vídeo difundido nas últimas horas na internet.

Jihadistas anunciam conversão ao Islão de dezenas de yazidis
Notícias ao Minuto

13:28 - 21/08/14 por Lusa

Mundo Iraque

A gravação, de cerca de dez minutos, começa pela definição dos yazidis como ‘uma seita de infiéis’, que pratica "rituais estranhos" como "a adoração do maldito satanás".

O vídeo indica que o número de yazidis no norte do Iraque, sobretudo na zona de Sinjar, é de 70.000 pessoas e que centenas se converteram ao islamismo, embora as imagens só mostrem algumas dezenas.

Um responsável do EI, que não referiu o nome, disse que os jihadistas (combatentes islamitas que acreditam numa "guerra santa" contra os "infiéis") lançaram a guerra contra os yazidis por estes terem resistido ao avanço do movimento na região.

Depois de recitar a ‘shahada’ [profissão de fé islâmica], os yazidis são vistos a rezar a oração muçulmana, e vários declaram que o Islão é "a religião verdadeira e da justiça".

Na terça-feira, a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH) exigiu uma ação urgente do conselho de segurança da ONU para proteger os yazidis dos ataques e abusos do EI.

Pelo menos 150.000 yazidis fugiram de suas casas, na sequência dos ataques do EI e vivem nas montanhas de Sinjar.

Nas últimas semanas, o EI executou dezenas de yazidis, que esão a ser retirados da zona, através da Síria, por milícias curdo-iraquianas.

A 29 de junho, após meses de confrontos no Iraque e de participação na guerra civil da Síria, os jihadistas anunciaram o estabelecimento de um "califado", numa área de território entre os dois países, referindo-se ao sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos com a queda do Império Otomano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório