Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Foi 'John' quem decapitou jornalista norte-americano

Depois da publicação do vídeo foi lançada a suspeita, e hoje, o The Telegraph revela que o extremista do Estado Islâmico que decapitou o jornalista norte-americano James Foley é um cidadão nascido em Londres e apelidado de ?John?. Segundo o jornal inglês será o cabecilha de um grupo conhecido entre os restantes jihadistas como ?Os Beatles?.

Foi 'John' quem decapitou jornalista norte-americano
Notícias ao Minuto

12:39 - 21/08/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Imprensa

Vestido de preto dos pés à cabeça e com a cara tapada foi o sotaque que chamou a atenção das autoridades. O próprio secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Philip Hammond, admitiu em entrevista à BBC ontem, dia da publicação do vídeo na internet, a forte possibilidade de o autor da decapitação do jornalista James Foley ser de nacionalidade britânica.

Hoje o The Telegraph garante que o extremista do Estado Islâmico que surge no vídeo é apelidado de ‘John’ e trata-se de um cidadão nascido em Londres, e que o grupo a que pertence, e do qual será o cabecilha, é identificado entre os restantes jihadistas como ‘Os Beatles’, visto que dele fazem parte três cidadãos britânicos.

Esta informação vai, aliás, no mesmo sentido do que disse o governante britânico à BBC, lembrando que “há já algum tempo que temos vindo a dizer que há um número significativo de britânicos na Síria e no Iraque a operar em organizações extremistas”, aproveitando para deixar o alerta para o facto de alguns deles poderem regressar ao Reino Unido.

O The Telegraph diz ainda, na edição desta quinta-feira, que as autoridades britânicas, Scotland Yard e o serviço de segurança MI5, e norte-americanas (FBI) estão a trabalhar em conjunto para confirmar a identidade e localização do extremista, alegado membro de um grupo de jihadistas especializado na tomada de reféns.

‘John’, o alegado autor da execução de James Foley, é descrito pelo The Telegraph como alguém educado e inteligente, mas muito comprometido com os ideais do grupo extremista que lidera e cuja sede está instalada no reduto rebelde sírio de Raqqa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório