Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Hamas diz que o seu líder militar Mohammed Deif está vivo

O movimento islâmico palestiniano Hamas disse hoje que o seu líder militar Mohammed Deif está vivo, depois de a sua mulher e de um filho terem morrido num ataque aéreo israelita em Gaza na terça-feira.

Hamas diz que o seu líder militar Mohammed Deif está vivo
Notícias ao Minuto

17:20 - 20/08/14 por Lusa

Mundo Movimento

"O líder das brigadas Ezzedine al-Qassam, Abu Khaled (nome de guerra de Mohammed Deif) continua vivo e dirige as operações militares", disse à agência France Presse um responsável próximo do Hamas que não quis ser identificado.

O porta-voz do Hamas Sami Abu Zuhri também divulgou uma nota, referindo que os israelitas não estarão seguros enquanto Deif não o decidir.

"A ocupação pagará pelos seus crimes contra civis palestinianos e os que vivem perto da fronteira com Gaza não voltarão para casa enquanto Mohammed Deif assim o decidir", disse.

A segunda mulher do líder militar do Hamas Widad, de 27 anos, e o seu filho de sete meses, Ali, morreram na noite de terça-feira num ataque aéreo que destruiu um edifício de seis andares no bairro Sheikh Radwan da cidade de Gaza.

O ministro do Interior israelita, Gideon Saar, justificou hoje aquele ataque, considerando que Mohammed Deif é um alvo legítimo.

"Mohammed Deif merece morrer como (o defunto líder da Al-Qaida, Usama) bin Laden. Ele é um dos principais assassinos e sempre que temos oportunidade tentamos matá-lo", disse Saar à rádio militar israelita.

Designado líder do braço armado do movimento islâmico palestiniano Hamas em 2002, depois do seu antecessor ter sido assassinado quando Israel atingiu a sua casa à bomba, Deif escapou a cinco anteriores tentativas de assassínio por parte do Estado hebreu.

Israel considera-o "o cérebro" por trás da campanha de bombistas suicidas que teve como alvo autocarros e locais públicos durante a segunda 'intifada' (sublevação palestiniana contra Israel), entre 2000 e 2005, e responsabiliza-o pessoalmente pela morte de dezenas de civis.

As tréguas respeitadas desde 11 de agosto entre o Hamas e Israel foram violadas na terça-feira quando foram disparados 'rockets' a partir do enclave palestiniano, que levaram os israelitas a ripostarem. Pelo menos 20 palestinianos, entre os quais nove crianças, foram mortos desde então.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório