Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Vladimir Putin e a família secreta, mantida longe da imprensa

Um dos mais importantes e mediáticos líderes mundiais mantém uma intensa relação com a imprensa do seu país. Apesar de estar quase sempre acompanhado de jornalistas e fotógrafos, não há qualquer registo em imagem das suas duas filhas em idade adulta. Um artigo da Newsweek expõe algumas das facetas desconhecidas da vida de Vladimir Putin.

Vladimir Putin e a família secreta, mantida longe da imprensa
Notícias ao Minuto

17:23 - 20/08/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rússia

Escudado atrás dos seus óculos escuros através dos quais observa o mundo à sua volta, Vladimir Putin mantém o seu olhar tão secreto quanto a sua vida familiar. Apesar de se fazer acompanhar constantemente por uma corte de fotógrafos e jornalistas, a família do presidente russo é tão desconhecida que nem um registo fotográfico, em idade adulta, existe das suas duas filhas. Maria, de 29 anos, Ekaterina, de 28, são praticamente desconhecidas do mundo.

Quando a crise na Ucrânia se precipitou com o anúncio de que um avião comercial tinha sido abatido, o mundo reagiu em força contra a Rússia. Dos mais variados pontos do globo, surgiram olhares reprovadores, comentários pouco abonatórios, e chegou um autarca holandês a exigir a saída da filha mais velha do presidente do país.

Porém, quando todos se preparavam para perseguir Maria, ninguém a conseguiu encontrar, nem mesmo no suposto condomínio de luxo onde chegou a viver. Tinha desaparecido, sem rasto, em apenas alguns minutos.

O tabu sobre a vida familiar e íntima de Putin é quase absoluto e assim deve ser mantido, porque assim o exige Vladimir. Quando a sua vida privada é escrutinada, quase sempre há ‘vítimas’. A prová-lo está um episódio passado em 2008, quando um jornal liberal Moskovsky Korrespondent reportou que o presidente russo planeava casar-se com uma ginasta rítmica, Alina Kabayeva, sendo que, em apenas um par de horas, o editor da publicação foi forçado a demitir-se.

“Costumamos trocar informações com as criadas a toda a hora, claro. Mas a família nunca foi discutida… era uma regra que não precisava de ser escrita. A vida familiar de Putin deveria ser sempre mantida em secretismo”, explica um antigo repórter do Kremlim.

Masha, a alcunha de Maria, nasceu em Leningrado em abril de 1985. Katya nasceu em 1986, em Dresden, na Alemanha, quando o seu pai estava destacado pelo KGB. Maria, estudou biologia e Katya especializou-se em estudos asiáticos.

A única entrevista que deram, quando Boris Yeltsin abdicou a favor de Putin, aconteceu em 2000. Após esse data, nunca mais se soube nada sobre as suas filhas. Durante 14 anos foram clandestinas para os meios de comunicação social, apesar de vários rumores sobre alegados namorados e viagens das filhas do presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório