Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Obama alerta Putin para apoio de Moscovo a separatistas

O Presidente dos EUA exprimiu hoje ao seu homólogo da Federação Russa a sua "profunda preocupação" com o crescente apoio de Moscovo aos separatistas ucranianos, quando os peritos internacionais conseguiram fazer recolhas no local da queda do avião malaio.

Obama alerta Putin para apoio de Moscovo a separatistas
Notícias ao Minuto

22:50 - 01/08/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

Barack Obama, durante um telefonema com Vladimir Putin, transmitiu também "a sua preferência por uma solução diplomática para a crise", informou a Casa Branca.

Por seu lado, o Kremlin disse que os dois líderes concordaram que a situação na Ucrânia, onde rebeldes pró-russos e forças governamentais se confrontam, "não é do interesse de qualquer dos países".

A tragédia do avião da Malaysia Airlines abatido há duas semanas, em que morreram 298 pessoas, tornou a focar a atenção mundial no conflito na Ucrânia.

Setenta investigadores da polícia, de longe o maior número a conseguir chegar ao local, conseguiram hoje finalmente examinar minuciosamente os destroços do avião espalhados pelo terreno no leste da Ucrânia.

Mais de 220 caixões já foram enviados para os Países Baixos, que perderam 193 cidadãos no incidente de 17 de julho.

Os EUA responsabilizaram os rebeldes pró-russos de terem abatido o avião com um míssil fornecido por Moscovo, mas os russos e os separatistas ucranianos negaram e acusaram a Ucrânia de ter derrubado o aparelho, através de um dos seus aviões de combate.

O Kremlin acrescentou que Putin e Obama tinham concordado na necessidade urgente de "uma interrupção imediata e estável nos combates no sudeste da Ucrânia e no início de um processo político".

Hoje também, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou a convocação de eleições legislativas antecipadas, "no outono", esperando que permitam à Ucrânia desembaraçar-se das forças políticas que apoiam os separatistas pró-russos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório