Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Cerca de 1.700 militares de elite africanos simulam Força de Paz

Forças especiais de uma dezena de países da África Austral, envolvendo 1.700 operacionais, começam hoje, em Angola, exercícios militares que se vão prolongar por seis semanas, simulando uma Força de Paz, informou fonte militar.

Cerca de 1.700 militares de elite africanos simulam Força de Paz
Notícias ao Minuto

10:13 - 01/08/14 por Lusa

Mundo Angola

A quinta edição do exercício "Vale do Keve" envolverá, até 13 de setembro, tropas de elite da maioria dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa), decorrendo na localidade de Waco-Cungo, na província do Cuanza Sul.

As várias forças presentes vão simular uma situação de crise num país com degradação da situação política interna, gerando insegurança e o colapso das instituições do Estado, da liberdade de circulação de pessoas e bens.

Os militares vão igualmente simular ações enquanto Força de Paz dos quinze países da SADC - dos quais quatro não têm forças militares -, a utilizar em conflitos armados, além de assegurar a uniformidade de operações militares.

África do Sul, Botsuana, República Democrática do Congo, Malaui, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué asseguram, entre comandos, fuzileiros navais ou paraquedistas, forças com mais de 50 militares por país, também com meios ligeiros terrestres e aéreos.

As Forças Armadas Angolanas (FAA) garantem, além da logística do exercício que decorre a 300 quilómetros de Luanda, numa área de importantes combates durante a guerra civil em Angola, mais de 1.100 militares.

Os exercícios arrancam hoje, mas a sessão solene de abertura acontece apenas na terça-feira, 05 de agosto, presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das FAA, general do Exército Geraldo Sachipengo Nunda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório