Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Mesmo com aquecimento global, ondas de frio serão mais extremas

A discrepância entre as temperaturas quentes e frias vai ser cada vez mais extrema. Uma investigação levada a cabo pela Universidade de Northeastern indica que, mesmo estando a temperatura a aumentar devido ao aquecimento global, as ondas extremas de frio poderão ser ainda mais frequentes.

Mesmo com aquecimento global, ondas de frio serão mais extremas
Notícias ao Minuto

09:25 - 31/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Apesar do aquecimento global estar a aumentar as temperaturas médias nos últimos anos, as ondas extremas de frio poderão vir a ser cada vez mais frequentes.

Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo por especialistas meteorológicos da Universidade de Northeastern. O estudo, publicado ontem na Nature, indica que os setores da agricultura, saúde pública e planeamento de seguros podem começar já a precaver-se para a eventualidade das vagas de frio serem mais intensas e recorrentes.

“Mesmo que as temperaturas globais aumentem, podemos ainda continuar a ter ondas de frio extremas”, explicou Evan Kodra, um dos investigadores.

O estudo usou simulações de modelos climáticos mais recentes desenvolvidas um pouco por todo o mundo e presentes no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.

A equipa de investigação – que contou com um financiamento a rondar os oito mil euros – combinou um conjunto de métodos numa forma relativamente nova de caracterizar os extremos e explicar como a sua variabilidade é influenciada por coisas como as estações do ano, região geográfica e da interface terra-mar, lê-se no site da universidade norte-americana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório