Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Luanda revê modelo de circulação automóvel para tornar trânsito mais fluido

O Governo Provincial de Luanda e o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) vão trabalhar num programa para desobstruir os pontos críticos da circulação automóvel na capital, onde as filas de trânsito chegam a prolongar-se por horas.

Luanda revê modelo de circulação automóvel para tornar trânsito mais fluido
Notícias ao Minuto

09:59 - 30/07/14 por Lusa

Mundo Governo

O assunto foi analisado pelo Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, que esteve reunido terça-feira em Luanda, sob orientação do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente.

O encontro, segundo informação avançada no final, visou encontrar soluções para a atual situação rodoviária em Luanda, tendo determinado o estudo de um modelo alternativo à circulação automóvel pelo Governo provincial e pelo INEA, de forma a tornar o trânsito "mais fluído".

A falta de vias secundárias servindo a cidade, o que leva o trânsito a concentrar-se nas principais estradas, é um dos problemas reconhecidos nesta matéria e que será alvo do estudo de alternativas a implementar "em breve".

Contudo, conforme revelou no final da reunião o Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola, Ambrósio de Lemos, também se pretende "desobstruir" e "desafogar" alguns pontos críticos da circulação na capital, nomeadamente nas principais rotundas, paragens de autocarro e de táxis ou "curvas apertadas", estudando também a sua viabilidade.

"Há uma série de orientações que foram dadas e pensámos que governo provincial e os restantes órgãos poderão contribuir para a melhoria do trânsito na cidade de Luanda", apontou Ambrósio de Lemos, que representou a polícia neste Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito.

Atualmente, devido ao congestionamento do trânsito, os moradores da periferia de Luanda chegam a demorar algumas horas para aceder ao centro da cidade, o mesmo acontecendo no regresso a casa ao final do dia.

A estrada da Samba, que liga os maiores aglomerados populacionais ao centro de Luanda, merece especial atenção das autoridades, que pretendem "ensaiar" alternativas para a circulação automóvel na malha urbana.

A sinistralidade é outro dos problemas da circulação automóvel na capital angolana.

Só no último fim de semana registaram-se em Luanda 31 acidentes de trânsito, que provocaram a morte de treze pessoas, segundo dados da Direção Nacional de Viação e Trânsito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório