Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Venezuela autoriza Iberia e Delta Airlines a repatriar capitais

A Venezuela autorizou as companhias aéreas Iberia e Delta Airlines a acederem a dólares preferenciais para poderem repatriar capitais gerados pelas suas operações, anunciou hoje o ministro venezuelano de Transporte Aquático e Aéreo.

Venezuela autoriza Iberia e Delta Airlines a repatriar capitais
Notícias ao Minuto

07:22 - 30/07/14 por Lusa

Mundo Bilhetes

"O Governo nacional (venezuelano) autorizou a atribuição de divisas à Iberia e à Delta Airlines, como parte dos acordos alcançados", anunciou Luís Graterol na sua conta no Twitter.

O ministro explicou que continuam as conversações com as companhias aéreas internacionais que operam na Venezuela e que há avanços em matéria de acordos.

Por outro lado anunciou que a Venezuela autorizou "a American Airlines a reativar duas frequências para Miami, com saída dos aeroportos (venezuelanos) de Maiquetía e Maracaibo"

"Reafirmamos o nosso compromisso em continuar fomentando a atividade aérea e reiteramos que o Estado (venezuelano) não tem dívidas com as companhias aéreas", sublinhou.

Desde 2003 que vigora na Venezuela um apertado sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e obriga as companhias aéreas a terem autorização para poderem repatriar os capitais gerados pelas suas operações.

Na segunda-feira a IATA anunciou ter enviado uma carta solicitando uma reunião com o presidente Nicolás Maduro para "estudar soluções que permitam chegar a um acordo definitivo" sobre a situação das companhias aéreas internacionais e pedindo para "manter um diálogo de alto nível" com o objetivo de o Governo venezuelano "pagar a dívida duma forma rápida e justa".

Segundo a IATA, a Venezuela "deve atualmente 4,1 mil milhões de dólares (3,05 mil milhões de euros) às companhias aéreas internacionais", relativos à repatriação dos capitais e lucros correspondentes às vendas de bilhetes de avião desde 2012, a qual tem sido dificultada pelas leis cambiais vigentes.

Nessa situação está também a portuguesa TAP e outras 15 transportadoras internacionais.

As dificuldades para repatriar capitais levaram a Air Canada e a Alitalia a suspenderem recentemente os voos para Caracas, enquanto a American Airlines reduziu em 80% as suas operações.

A norte-americana Delta Airlines anunciou, a 07 de julho último, que vai reduzir 86% dos voos semanais que realiza entre Atlanta e Caracas, a partir de 01 de agosto.

A 11 de julho, a companhia aérea norte-americana United Airlines anunciou que reduzirá, a partir de 17 de setembro, as operações aéreas para a Venezuela, passando a realizar apenas quatro voos semanais entre Miami e Caracas e deixando de voar aos domingos, quartas-feiras e sextas-feiras.

Entretanto, a alemã Lufthansa anunciou que a partir de 03 de agosto vai reduzir de cinco para três os voos entre Caracas e Frankfurt e que usará um avião Airbus A330-300, o que implica uma redução de 40% nos lugares disponíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório