Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Bombardeamentos param única central elétrica de Gaza

A única central elétrica da faixa de Gaza parou após um bombardeamento do exército israelita durante a noite, anunciou hoje à AFP Fathi al-Sheikh Khalil, o diretor-adjunto da autoridade da energia palestiniana.

Bombardeamentos param única central elétrica de Gaza
Notícias ao Minuto

11:13 - 29/07/14 por Lusa

Mundo Ataque

"A única central elétrica de Gaza deixou de funcionar após um bombardeamento israelita na noite passada, que danificou o gerador de vapor antes de cair sobre os reservatórios de combustível que pegaram fogo", informou Khalil.

Incêndios graves foram declarados no setor da central, no centro do território palestiniano, onde os veículos de socorro não conseguem entrar, segundo a AFP.

Esta central fornece cerca de 30% de toda a energia consumida em Gaza.

Segundo Khalil, "cinco de dez linhas elétricas que têm origem em Israel, e que aprovisionam Gaza com energia, foram também danificadas pelos bombardeamentos israelitas, e os serviços de manutenção não conseguem entrar na zona de modo a reparar as ligações".

Além de uma escassez crónica de água, Gaza, sujeita em 2006 a um bloqueio imposto por Israel, sofre também de graves problemas de abastecimento energético.

Até em épocas normais, os cortes de eletricidade em Gaza são um assunto quotidiano, duram de 8 a 12 horas por dia e afetam hospitais, escolas, locais de comércio e até centrais de tratamento de água no território que alberga perto de 1,8 milhões de habitantes.

Segundo as Nações Unidas, a procura elétrica de Gaza está estimada em 360 megawatts, sendo que 120 são fornecidos por Israel, 22 pelo Egito e 80

Recomendados para si

;
Campo obrigatório