Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Cientistas encontram seis novos fatores de risco genético para Parkinson

Uma equipa internacional de cientistas identificou 24 fatores de risco genéticos, seis dos quais novos, que podem aumentar a possibilidade de uma pessoa desenvolver a doença de Parkinson, anunciou a revista científica Nature Genetics.

Cientistas encontram seis novos fatores de risco genético para Parkinson
Notícias ao Minuto

15:17 - 28/07/14 por Lusa

Mundo Ciência

Os investigadores que trabalham em laboratórios do Instituto de Saúde norte-americano, combinaram dados de diferentes estudos que os permitiram encontrar variantes comuns, ou com ligeiras diferenças de códigos genéticos de 18.000 pacientes.

Os resultados do grupo de pesquisadores de instituições públicas e privadas internacionais, que compartilharam informações visando acelerar a descoberta de fatores de risco genético para a doença de Parkinson, "sugerem que quanto mais variantes uma pessoa tiver, maior é o risco de desenvolver a doença, em alguns casos", refere o estudo publicado pela Nature.

Do total dos genes estudados, os pesquisadores concluíram que nove podem ser a causa de raras formas de Parkinson, doença degenerativa que provoca problemas de circulação, incluindo tremor das mãos, braços, ou pernas, rigidez dos membros e tronco, abrandou movimentos e problemas com a postura.

Através de um estudo comparado com recurso a tecnologia do "Neurox" (que contém os códigos de aproximadamente 24.000 variantes genéticas comuns que se pensa estar associada a um largo espectro de desordens neuro-degenerativas), a equipa confirmou que 24 variantes representam fatores de risco genético para a doença, incluindo seis que não haviam sido previamente identificados.

Alguns dos fatores de risco genéticos recentemente identificados estão relacionados com a doença de Gaucher, bem como alfa-sinucleína, proteína que forma aglomerados chamados corpos de Lewy nos cérebros de pacientes com Parkinson e certas doenças relacionadas.

"A fase de replicação do estudo demonstra a utilidade do uso de chip Neurox para desvendar os segredos de doenças neuro-degenerativas", disse a investigadora Margaret Sutherland do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, considerando que os métodos genómicos baseados em dados permite aos cientistas "encontrar a agulha no palheiro que pode levar a novos tratamentos" da doença de Parkinson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório